segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jogos do SESI 2013 - Etapa Natal RN

No último final de semana, ocorreram os dois torneios (rápido e pensado) da competição de Xadrez dos Jogos do SESI 2013 (etapa Natal). Este ano, como vem sendo tradicional desde que conheço o evento, a organização por parte do SESI foi impecável, bem como a arbitragem e direção dos torneios pelo AF Igor Macedo.

Tive a felicidade de vencer ambos os eventos (representando a PETROBRAS), não sem difíceis partidas, e com auxílio da sorte algumas vezes. Uma curiosidade, da qual me chamou a atenção o amigo Thiago Avelino, foi que em todas as partidas do xadrez pensado (e em algumas do rápido) apareceu o tema do cavalo apoiado em um posto avançado. Vou mostrar abaixo:
1ª rodada – de brancas contra Edson Barreto (após 22. a4)
2ª rodada – de negras contra Alex Paiva (após 17. ...Bf4)
3ª rodada – de brancas contra Rafael Cunha (após 18. ... Tfd8)
4ª rodada – de negras contra Kligw Fernandes (após 30. … Cac5)
5ª rodada – de brancas contra Leo Maykell (após 16. Cd6 – esse não ficou muito tempo lá!)
No torneio pensado, completaram o pódium Kligw Fernandes (CABO Telecom) e Alex Paiva (CAERN).

Premiação do Xadrez Pensado
No xadrez rápido, fui beneficiado pelo fato de já ter vencido no pensado e garantido a classificação para a próxima etapa dos Jogos. Assim, joguei de forma mais descontraída e acabei me saindo melhor que no pensado (com 5 em 5)!

No rápido, completaram o pódium Rafael Cunha (PETROBRAS) e MF Felipe Fernandes (PETROBRAS).

Premiação do Xadrez Rápido (100% PETROBRAS)
Esta foi a quinta vez que participei do evento local dos Jogos do SESI, e é muito interessante e gratificante ver os adversários no tabuleiro se tornando amigos com o passar do tempo, conversando sobre outras coisas que não somente o xadrez, compartilhando histórias. Os jogos integram pessoas de diferentes empresas e diferentes profissões.

Um exemplo do bom clima entre os jogadores: um dos participantes telefonou em cima da hora perguntando se ainda dava tempo de vir. Foi consenso entre os jogadores esperar por ele (mesmo sabendo que ele fatalmente lutaria pelos primeiros lugares)! O espírito da boa luta sempre se faz presente, e este é mais um motivo para voltar a participar dos jogos nos anos que virão.

Foto de boa parte dos participantes: unidos pelo amor ao Xadrez (Foto: Xadrez Potiguar)
P.S.: gostaria de agradecer ao Xadrez Potiguar e ao NEM por terem divulgado os resultados desde ontem, coisa que eu só tive tempo (e forças) para fazer agora!

Um comentário:

Thiago Avelino disse...

Parabéns mais uma vez, nobre amigo.