sexta-feira, 26 de abril de 2019

Gambitos? Sim senhor!

Com bolo especial, Sávio comemora seu 60º aniversário!
"Xadrez, pra quem joga e pratica,
é uma paixão eterna." Sávio Perego

Uma das pessoas mais queridas do cenário enxadrístico nacional é o Sávio Perego! Tive o prazer de conhecê-lo nas competições nacionais dos Jogos do SESI em 2012, de lá pra cá temos nos encontrado pelas redes sociais e grupos de discussão de xadrez.

Sávio sempre falava de seus queridos gambitos, aberturas exóticas que não são comuns de se encontrar em torneios pensados, mas que costumam ser um terror nas modalidades mais aceleradas (sua especialidade).

Essa paixão está agora presente no YouTube, com o canal Xadrez e Gambitos by gbsalvio! Ele nos cedeu gentilmente uma franca e bem humorada entrevista.

1) Sávio, fale um pouco sobre você, em especial aquilo que não tem a ver com xadrez.

Jogo xadrez desde 1972, na febre que o jogo virou no Brasil por causa do match Fischer × Spassky, o 'Match do Século', considerado pela mídia em função da guerra fria, existente no mundo naquele momento.

Hoje, conto com 60 anos de idade, mas pra mim sou jovem ainda! Joguei futebol na várzea até meados do ano passado!

Tenho um casal de filhos um cientista da computação de 26 anos e uma menina de 20, que estuda medicina. Sou empresário no ramo de lentes oftálmicas.

2) Você conhecia o blog Lances Quase Inocentes (LQI)?

Conheci seu blog, LQI, devido a um torneio que jogamos juntos em 2012 em Goiânia. Competi no torneio de rápidas, fui vice-campeão, e você competiu no torneio de pensadas, torneio este a fase Nacional do Jogos das Indústrias, ou Jogos do SESI. Lá firmamos nossa amizade, e aí pude conhecer seu blog, muito bom por sinal!

3) Como você aprendeu xadrez e como esse jogo se tornou importante na sua vida?
Disse acima como comecei a jogar xadrez, devido a uma febre que virou o jogo nas escolas naquele tempo, me apaixonei de imediato! Jogo até hoje, mais online do que presencial, por causa dos afazeres sociais, família, empresa, mas agora com os filhos morando longe, aposentado, pretendo voltar a competir presencialmente. Xadrez, pra quem joga e pratica, é uma paixão eterna.

4) Você compete ou competiu regularmente em torneios ao vivo, ou prefere eventos e partidas online?
Nos anos 80 joguei bastante presencialmente, era solteiro, dava pra sair pra jogar os torneios Abertos de fim de semana, depois com o casamento, filhos, já era impossível competir, mas aí veio a Internet no inicio dos anos 90 e tudo ficou mais fácil para praticar e estudar a nossa arte.

5) Gerar conteúdo sobre xadrez é uma tarefa árdua, pois a audiência é bastante crítica e seletiva e o retorno ao tempo dedicado costuma ser baixo. Qual tua motivação para superar essas dificuldades e ter um hoje um canal consolidado de vídeos de xadrez?
Adoro xadrez e pra mim é um prazer pesquisar uma partida "bunitinha" de um gambito e fazer um vídeo com a mesma, claro devidamente analisada por mim! Sou colecionador de arquivos digitais de xadrez, tais como e-books, databases, vídeos etc. É meu hobby ficar baixando da net esses arquivos. Então, sou possuidor de boas databases de xadrez sobre diversas linhas, e mais especificamente de gambitos e linhas pouco ortodoxas. Joguei postal na net em diversos sites de 2002 a 2017, 15 anos jogando "baboseiras" das mais diversas linhas e gambitos pouco divulgados. Com essa database, são feitos, normalmente os vídeos do meus gambitos no canal. 

Comecei meu canal timidamente, até hoje com tão somente 250 inscritos ainda, mas acredito que vá crescer muito. Gerson Peres do CXOL é o meu maior incentivador desde a construção do canal até hoje. É um nicho muito pouco explorado pelos youtubers. Normalmente, pegam a partida do dia do Carlsen e analisam à exaustão. Repetem muito, muitas vezes o mesmo conteúdo. Já eu, sendo um apaixonado por linhas pouco convencionais, me enveredei por esse caminho de fazer tão somente vídeos sobre Gambitos! No meu canal dificilmente farei uma live, jogarei online e analisarei simultaneamente, que é a paixão dos "capivaras" em geral. Me pedem isso, mas serei fiel ao princípio de tão somente um vídeo por semana, de preferência gambitos. Assistir uma vídeo-aula de uma linha diferente, acho que é bastante prazerosa pra nós capivaras, penso eu!

6) Você é um consumidor de livros de xadrez, ou já se rendeu a aplicativos e vídeos como principal forma de aprender sobre o jogo?Estudei muitos livros entre 1976 a 1985, aproximadamente, que é a base teórica que tenho. Hhoje em dia gosto demais do Youtube com vídeos aulas, já não tenho "saco" pra estudar da forma antiga, livro mais o tabuleiro, prefiro ver vídeos no Youtube. E olha que se fosse pra estudar mesmo, minha biblioteca é gigante, em torno de 3 GB em e-books! Tenho uns 30 apps no smartphone, mas pra dizer a verdade não uso nenhum efetivamente.

7) Por que um canal no YouTube e não um blog?
Ter um canal no YouTube acredito ser bem mais direto ao publico, pois a visão é o principal sentido que temos, e falo isso com propriedade, pois vendo lentes oftálmicas, rs rs rs! Ver e ouvir faz com que aprendamos bem mais facilmente, e o conteúdo se fixa mais efetivamente!  Logo, logo terei um blog, ou um site mesmo, onde poderei colocar mais conteúdo, análises das linhas que terei no canal do YouTube, com os assinantes tendo a possibilidade de baixarem databases das linhas dos vídeos! 

Durante 47 anos de xadrez, até o momento, colecionei muitas coisas e quero poder compartilhar com o mundo, um pouco do que colecionei esses anos todos, antes de partir desta pra melhor.

8) Pode deixar uma mensagem final para os seguidores do teu canal e os leitores do LQI?
Gostas de xadrez agressivo? Gostas de jogar pra dar mate, se possível rapidamente? Gosta de linhas pouco convencionais? Então seus problemas acabaram, acesse Xadrez e Gambitos by gbsalvio e terás um mundo de linhas prazerosas pra se jogar em suas partidas de blitz, bullet ou mesmo rápidas!



Sávio, o LQI agradece pelo tempo que dedicou para responder às perguntas e te parabeniza por tanto amor ao jogo. Abraço! 

2 comentários:

gbsalvio disse...

Muito obrigado Rewbenio pela oportunidade de me comunicar com o publico avido de conhecimentos na nossa nobre arte !

De coração meu muito obrigado !

Hélio Luque disse...

Parabéns pelo seu Trabalho, Admiro muito, Hélio Parras Luque Filho -Ubatuba - Litoral Norte -SP

LancesQI

O blog foi mudado para: www.LancesQI.com.br