quarta-feira, 24 de abril de 2019

Um jovem em busca da maestria... na vida


"Aproveite as partidas, sorria, aprecie o jogo, e não apenas as vitórias. Tudo na vida tem um propósito." Renan Araújo
Capa do canal do Renan no YouTube.
Renan Araújo é uma agradável surpresa da internet brasileira, com seu canal multidisciplinar no YouTube que dá grande ênfase ao xadrez! Além da análise de partidas completas, destaco o curso de finais que o Renan está preparando. Considero os finais de partida o tópico de maior importância para quem quer aprofundar sua compreensão no xadrez. A gente aprende um bocado de xadrez vendo seus vídeos e, ao ler seu blog, percebe-se que Renan é um jovem com grandes e virtuosas aspirações, com sólidas bases espirituais e científicas!

Ele cedeu gentilmente uma parte de seu tempo para responder a algumas de nossas perguntas que vão permitir conhecer um pouco mais esse jovem estudante de engenharia.

1) Renan, fale um pouco sobre você, em especial aquilo que não tem a ver com xadrez.

O Renan é um cara que gosta de ajudar as pessoas com aquilo que faz. Ele ainda tem um pouco daquela criança sonhadora e curiosa para aprender novas coisas. O xadrez é, na verdade, apenas uma das múltiplas coisas que eu aprecio. O Renan sempre gostou de números, matemática e ciência. Talvez isso tenha me levado à Engenharia. Mas também gosto muito de ler, escrever, e até ando me aventurando no humor de jogos de improviso ultimamente rsrs. Mas acima de tudo, o Renan é um cristão reformado que também busca contar às pessoas o que Deus fez na vida dele.

2) Você conhecia o blog Lances Quase Inocentes?

Eu já tinha visto algumas publicações de divulgação em grupos do Facebook como o "Xadrez para Todos" mas nunca tinha me dado o luxo de visitar e poder ler as publicações. Quando recebi o convite para a entrevista, fiz questão de retirar um tempinho para vasculhar o blog e gostei bastante!


3) Como você aprendeu xadrez e como esse jogo se tornou importante na sua vida?

Quando completei 9 anos, em 2007, uma amiga da família tinha uma lojinha de coisas baratas e mandou eu escolher um dos jogos como presente de aniversário. Escolhi, por puro acaso, um xadrez de plástico bem pequeno, devia custar uns 2 a 3 reais na época. Ele me chamara a atenção. Contudo, ninguém sabia jogar! Então comecei a ler as regras no verso da caixa, e com muita dificuldade fui conseguindo entender como cada peça se movimentava, como capturar, e coisas do tipo. Então, fui buscar pessoas para jogar, mas nunca encontrava, pois todos só queriam jogar Damas.

Em dezembro de 2007 houve uma ação do SESC na minha cidade e tinha vários tabuleiros de xadrez. Fiquei ali a brincar e me colocaram num campeonato, ali, na hora. Ainda consegui ganhar uma medalha. Foi aí que decidi que queria aprender um pouco mais. Sempre brincava com amigos, mas só fui começar a estudar o jogo por volta dos 14 a 15 anos de idade. O jogo sempre foi muito importante para mim pois sempre gerou valiosas amizades, bons momentos e ajudava a treinar o raciocínio, a pensar sob pressão.

4) Você compete ou competiu regularmente em torneios ao vivo, ou prefere eventos e partidas online?

Já competi oficialmente algumas vezes, mas hoje não mais. O xadrez para mim é apenas um hobby, algo que faço para me divertir. Eu sempre disse que sou mais um "estudador" do jogo do que um jogador. Gosto mais de passar tempo pensando num problema de finais, por exemplo, do que jogar uma partida. Estudar para competir também me fez encarar o jogo como algo maçante, algo chato, não estava mais sendo prazeroso. Eu nunca tive pretensão de ser profissional, e aquilo estava me trazendo mais dor de cabeça do que alegria.
Há também uma grande dificuldade para alguém do interior do estado da Paraíba, que é o meu caso, e ela é a falta de torneios acessíveis e a falta de incentivo. Os torneios geralmente são muito caros para iniciantes. Há também outros custos como transporte para cidades vizinhas, hospedagem, etc. E isto sem garantia de retorno. A não ser que se queira realmente apenas se divertir.

Prefiro as partidas ao vivo.

5) Teu blog, bem como o teu canal, não pretende ser exclusivo sobre o xadrez, apesar de o jogo ter grande espaço nesses meios. Você tem uma estratégia mais ampla de geração de conteúdo em diversos assuntos?

Olha, até hoje me pergunto como consegui tantos inscritos! Na época que via os grandes canais de xadrez, achava que o limite de inscritos sobre xadrez era, no máximo, 15 a 20 mil. Eu estava enganado. Minha estratégia sempre foi tentar fazer os vídeos da melhor forma possível, sem me preocupar com o retorno, com fé que um dia seria recompensado. Eu ouvia dizer que o YouTube um dia recomendaria os vídeos e os inscritos viriam. Aparentemente é verdade.

Minha estratégia hoje não mudou muito, nunca fui aquele cara que planejava "dominar a internet", apenas gosto de ajudar. Começamos porque via que existiam pouquíssimos canais de xadrez na época (2014). Hoje há bem mais canais, inclusive os GMs brasileiros estão entrando na onda e isso é ótimo! Só quem tem a ganhar são os inscritos!

Hoje o espaço do xadrez na minha vida foi diminuído, é verdade. Mas eu ainda aprecio muito esse belíssimo jogo, e no que depender de mim, continuarei postando e ajudando aqueles que precisarem.

6) Especificamente em relação ao conteúdo de xadrez, que costuma ser um trabalho árduo para um público bastante crítico e seletivo e com baixo retorno financeiro ao tempo dedicado. Qual tua motivação para superar essas dificuldades e ter um hoje um canal consolidado com muitos vídeos de xadrez?

A maior motivação deve ser fazer sem esperar retorno. Em tudo na vida, fazer as coisas por dinheiro ou por fama, ou por aceitação, nunca é legal. E isso é verdade. Se perceberem bem, às vezes eu estou desmotivado e dou um tempo, passo duas semanas, um mês sem postar. É um tempo de recarregar as energias, pegar um pouco de saudade do jogo, de gravar. A rotina é bem cansativa também, muitas vezes, e é preciso descansar. Fora o cansaço psicológico, às vezes começam a te criticar, às vezes comparam você ao que outros estão fazendo, às vezes a vida está corrida, provas, trabalhos, etc.

Mas o importante é não se abater. Eu passei 1 ano para ter 250 inscritos, 2 anos para ter uns 2500. Com 3 anos fomos para uns 30 mil. A vida tem suas surpresas.


7) Você é um consumidor de livros de xadrez, ou sua geração já usa aplicativos e vídeos como principal forma de aprender sobre o jogo?

Quando eu estava empolgado para competir, eu comprei todos os livros que pude. Eu gosto muito de ter o livro físico em mãos, poder folhear, reproduzir as posições no tabuleiro físico. Contudo, penso que a tecnologia tem ferramentas que ajudam a aprender de forma mais rápida, e para aqueles que são iniciantes ou intermediários e querem crescer no jogo para competir, é um item obrigatório a se ter, para dar um salto e conseguir chegar pelo menos aos 1900 a 2000 de rating.

Os livros hoje servem muito para refinar o conhecimento adquirido. Ler livros de xadrez sempre foi um processo demorado, lento. Gasta-se tempo montando as posições etc. Mas a familiaridade com os livros e com o tabuleiro é fundamental para o sucesso de um jogador avançado ou profissional. Fora os livros que se leem por puro prazer, como eu faço como o meu preferido Tal-Botvinnik, 1960, escrito pelo próprio Mikhail Tal. É divertido para mim ler o Tal escrevendo. Tais coisas pagam o preço dos livros.

8) Pode deixar uma mensagem final para os seguidores do teu canal e os leitores do LQI?

Aos amigos leitores e espectadores, não se desesperem. O xadrez é um jogo belíssimo que merece ser apreciado. Um jogo que leva minutos para se aprender as regras, mas anos para ficar bom, e talvez nunca o dominemos. Aproveite as partidas, sorria, aprecie o jogo, e não apenas as vitórias. Tudo na vida tem um propósito. Nunca conseguiremos saber o que acontecerá daqui a um mês, daqui a um ano.

A você que deseja ser um amador, assim como na vida, lute com firmeza e não abaixe a cabeça para seus oponentes aparentemente "mais fortes".

A você que deseja ser um profissional, prepare-se bem, siga adiante, o caminho é longo. O Brasil é um lugar árduo para seguir essa carreira, mas não é impossível, e temos visto as oportunidades crescendo; devagar, mas crescendo.

A todos os que me seguem, e me mandam mensagens positivas, o meu muito obrigado. Vocês foram uma parte sensacional da minha vida, talvez eu tenha aprendido mais com vocês do que vocês comigo. Nada disso seria possível sem vocês.

A todos os enxadristas desse Brasil, um forte abraço e que todos os vossos peões sejam coroados damas nessa vida.




O blog LQI agradece ao Renan pelas respostas e deseja sucesso dentro e fora dos tabuleiros!

2 comentários:

Júlio César disse...

Grande Renan aprecio demais o seu trabalho com seus vídeos de xadrez, suas explicações são ótimas,você sempre analisa a posição muito bem, espero que continue fazendo este belíssimo trabalho e gostaria muito se você continuasse com a série "Eu Sou o Tal" gostei demais dela, vi todos os videos, forte abraço Renan !!!

Eidil Antonio disse...

Grande Renan! Acompanho o canal há algum tempo é o trabalho dele é sensacional! Parabens!

LancesQI

O blog foi mudado para: www.LancesQI.com.br